Clique para ENTRAR EM CONTATO

SIGA AUTOPRIME

celular com um crlv digital

CRLV Digital: Novas regras e vantagens para os motoristas

Compartilhe

 Confira as novas regras aprovadas pela Contran e como reunir todos os documentos do veículo em um único aplicativo

 

Desde dezembro do ano passado, está em vigor no Brasil, a Resolução nº809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina os requisitos necessários para a emissão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRVL), Certificado de Registro de Veículo (CRV), Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e do comprovante de transferência de propriedade.

 

Confira abaixo as principais mudanças dos documentos, com o passo a passo para emitir o CRLV Digital e veja como funciona a Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne todos os documentos do veículo no seu celular.

 

O que mudou no CRVL?

 

De acordo com as novas regras, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRVL-e) passa a ter dois documentos vinculados: O CRV - conhecido popularmente como DUT-, e o CLA. 

 

Também de acordo com o novo texto, não é mais obrigatório apresentar o CRV impresso em Papel Moeda, sua versão digital tem o mesmo valor que a versão antiga e pode ser apresentada de duas formas:

 

1- Versão digital - A apresentação pode ser feita diretamente na tela do celular, por meio do aplicativo oficial do governo federal: (Carteira Digital de Trânsito), que guarda, no celular, seus documentos pessoais e do veículo, com a mesma validade das versões impressas. Além disso, através do aplicativo, você pode compartilhar esses documentos com outras pessoas que também utilizam o veículo. 

 

2-  Versão Impressa - Que pode ser obtida por meio do portal do Detran.SP, no aplicativo CDT, ou ainda no portal de serviços do Denatran.

 

Importante

 

- Imprima o documento em papel A4.

- Utilize tinta preta para a impressão.

- No caso de pessoa jurídica, não há acesso pelo aplicativo CDT.

 

Como funciona a ATPV Digital?

 

Antes, a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV) constava no verso do CRV impresso em Papel Moeda. Porém, com a mudança, a versão digital do documento (ATPV-e) tem o mesmo valor que a versão impressa.

Para conseguir o documento, o vendedor do carro deve comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e informar que pretende transferir o veículo ao comprador. Feito isso, a ATPV-e será preenchida com os dados do comprador e do vendedor e impressa, para que as assinaturas sejam reconhecidas em cartório. Com as assinaturas reconhecidas, a ATPV-e poderá ser utilizada para comunicado de venda e transferência de veículos.

 

Passo a Passo para renovar o CRLV, sem precisar sair de casa:

 

O CRLV é de porte obrigatório e comprova que determinado veículo esteja legalizado e apto para trafegar, por isso, é uma grande vantagem para os proprietários poderem contar com sua versão online, diretamente na tela do celular, para isso você deve: 

 

  1. Entrar no site do Detran do Estado em que o veículo é registrado e consultar se não há débitos como multas, taxa de licenciamento, pagamento de IPVA e DPVAT pendentes. Você também deve verificar no portal do Detran, se há restrições ou bloqueios no veículo. 
     
  2. Com o número do Renavam do veículo, pague a taxa de emissão do novo licenciamento em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela internet. O próprio sistema bancário irá informar sobre os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas ou IPVA. Você deve quitar todos os débitos do veículo antes de pagar a taxa de emissão do CRLV.

     
  3. Após pagar todas as taxas, faça o download ou imprima o documento por meio do Portal Detran, no Denatran ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal.

 

A Carteira Digital de trânsito é aceita como documento oficial?

De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) deve ser aceita como documento oficial por agentes de trânsito ou policiais, conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017, Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017 e Resolução do Contran nº 809, de 15 de Dezembro de 2020”. 

É válido ressaltar que a Carteira Digital de Trânsito está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store;

 

Serviços oferecidos pela CDT: 

- CNH Digital.

- CRLV Digital.

- Compartilhamento do CRLV com outros usuários do veículo. 

- Controle e gerenciamento das infrações de trânsito. 

- Desconto de até 40% no pagamento das multas. 

- Aviso de recall para o seu veículo 

- Indicação do condutor principal do veículo. 

- Documentos digitais de registro e licenciamento do veículo.

 

Fontes: 

Detran.SP, AUTOPAPO, Doutor Multas, CDT.Gov.

 

SIGA AUTOPRIME


Agende seu

Test-drive

E aguarde contato para confirmação!

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato