Clique para ENTRAR EM CONTATO

SIGA AUTOPRIME

Carro feito de folhas

Sustentabilidade no trânsito: 8 dicas para dirigir com responsabilidade ambiental

Compartilhe

Segundo o último Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado em janeiro do ano passado, veículos são responsáveis por 72,6% da emissão de gases do efeito estufa no Estado de São Paulo, uma realidade que provoca diversos danos ao meio ambiente e, consequentemente, para nossa saúde como o aumento de alergias, asma, entre outras doenças pulmonares.

 

Maus hábitos de trânsito também podem piorar ainda mais este cenário, causar acidentes e aumentar o acúmulo de lixo em vias públicas. Por isso, preparamos algumas dicas para você dirigir com responsabilidade e promover cada vez mais a sustentabilidade no trânsito. Confira! 

  

1. Adote uma direção econômica

Na hora de dirigir, fique de olho na rotação do motor para aproveitar o melhor desempenho do veículo e economizar o combustível. Para os automóveis, é importante verificar quando o marcador está chegando próximo a faixa vermelha que sinaliza o ponto máximo de rotações do motor. Já para ônibus e caminhões procure manter a rotação do motor na “faixa verde” que é entre 1500 e 3500 RPM, pois o veículo consome menos combustível dessa forma.

 

2. Atenção na hora de abastecer 

Abasteça em postos de confiança e que você tenha a garantia de que não está comprando combustível adulterado, pois o combustível de má procedência, além de prejudicar o motor do seu veículo, pode produzir mais gases tóxicos ao meio ambiente. 

 

3. Escolha um modelo com potência adequada

Na hora de escolher o seu veículo, você deve optar por um modelo que se adéque às suas necessidades. Por exemplo, se você pretende dirigir na cidade, é melhor escolher um modelo de menor potência, uma vez que, quanto menor é a força do motor e o tamanho do carro, tende a ser menor o seu gasto com combustível. Além disso, dê preferência a veículos abastecidos com álcool, biodiesel, GNV (gás natural) ou elétricos. 

 

4. Tenha bons hábitos

Seja gentil no trânsito, respeite as sinalizações e deixe sempre o saquinho de lixo no carro para quando precisar descartar algo. Para fumantes, recomenda-se deixar uma bituqueira portátil no veículo, ou algum recipiente onde possa colocar os resíduos até que possa fazer o descarte no local adequado. 

Além de poluírem o meio ambiente, as bitucas de cigarro podem causar incêndios florestais, principalmente na época de seca, por isso, é essencial dar destinação correta a elas. 

 

5. Cheque os pneus

Verifique sempre a calibração dos seus pneus, para evitar desgaste  e consumo excessivo de combustível.

 

6. Utilize e ofereça carona! 

Assim, você contribui para a diminuição de gases do efeito estufa, já que haverá menos veículos circulando na cidade. Outra dica para quem procura reduzir os impactos ambientais é utilizar mais o transporte coletivo!

 

7. Lave o carro com consciência

Na hora de lavar o carro, escolha produtos que não sejam tóxicos ao meio ambiente e ligue a torneira apenas na hora de enxaguar o veículo, para evitar o desperdício de água. Uma dica é dar preferência para a “Lavagem Ecológica”, justamente por ser uma solução sustentável que, realmente, ajuda a economizar água. Em média, ela proporciona uma economia de 320 litros por lavagem.

 

8. Fique de olho na manutenção!

Mantenha a manutenção do seu carro sempre em dia, para evitar desgaste precoce, mal funcionamento e vazamentos de óleo. 

 

Adotando essas medidas você economiza e ainda garante mais sustentabilidade no trânsito e segurança na hora de dirigir. Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma revisão do seu veículo! ;)

 

Fontes: https://portal.sulamericaseguros.com.br/institucional/noticias-sulamerica/sustentabilidade-no-transito.htm

https://www.meuportoseguro.com.br/tag/direcao-sustentabilidade/

https://cetesb.sp.gov.br/veicular/wp-content/uploads/sites/6/2020/11/Relatorio-Emissoes-Veiculares-no-Estado-de-Sao-Paulo-2019.pdf

 

SIGA AUTOPRIME


Agende seu

Test-drive

E aguarde contato para confirmação!

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato